Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Notícias de Tecnologia

Encontrar tudo sobre tecnologia.

Blog Notícias de Tecnologia

Encontrar tudo sobre tecnologia.

Filmes 3D sem óculos

 

A possibilidade de ver filmes em três dimensões sem ter que usar os óculos 3D típicos é cada vez mais próxima. Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology e Weizmann Science Institute estão desenvolvendo um sistema que demonstra que um novo sistema tridimensional sem óculos é possível para salas de cinema.

 

Como já sabemos, ter que usar óculos é desconfortável e faz nossa percepção do que acontece na tela mais escura e as imagens são menos vibrantes; Isso não significa a parte ambiental derivada da produção de milhões de óculos de plástico por ano. Portanto, livrar-nos de óculos 3D seria algo que beneficiaria todos, tanto os espectadores quanto os produtores e expositores de filmes (o que aumentaria a popularidade desses filmes).

 

E, apesar do fato de a 3D não ter terminado de ser bem sucedida como produto no nível doméstico, ainda tem o suficiente nos cinemas, especialmente quando mais e mais grandes filmes de orçamento são lançados neste sistema. Na verdade, chegamos a um ponto em que oferecer uma versão tridimensional deixou de ser uma novidade para se tornar comum em quase qualquer filme, especialmente se parece ser um blockbuster.

 

Como dizemos, pesquisadores da Computer Science do MIT e do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do Weizmann Science Institute estão trabalhando em um novo sistema de cinema 3D que não precisa de óculos.

 

A tecnologia atual já permite o 3D sem óculos em uma escala menor do que a de um cinema usando o que é conhecido como barreira de paralaxe (ou "barreira de paralaxe"), que usa apenas uma série de fendas para cada olho para ver diferentes partes da tela e um efeito 3D é gerado. No entanto, este sistema requer requisitos específicos sobre a distância precisa e o ângulo necessário para que o espectador veja o efeito, tornando-o inviável para grandes espaços com grandes públicos.

 

Comparação dos sistemas 3D atuais (à esquerda) e do novo desenvolvimento (à direita).
O protótipo do novo sistema de cinema tridimensional aproveita o fato de que os espectadores não se movem muito quando estão em seus assentos. Assim, são usadas barreiras de paralaxe múltiplas construídas na tela e bloqueando diferentes partes da imagem para diferentes locais de filmagem, oferecendo um efeito 3D em ângulos específicos. Em seguida, uma série de espelhos e lentes ajudam a reproduzir esse efeito em uma área mais ampla, garantindo que a barreira de paralaxe seja exibida corretamente para criar um efeito 3D idêntico em cada assento, independentemente da sua localização.

 

Claro, para poder assistir a Star Wars em 3D sem a necessidade de óculos, ainda resta algum tempo, uma vez que o protótipo atual funciona apenas com uma tela "pouco maior do que uma folha de papel", segundo os pesquisadores, "e apesar disso, de um sistema que consiste em até cinquenta óculos e espelhos, a equipe espera melhorá-lo com o passar do tempo, com o objetivo de alcançar um dia uma escala grande o suficiente para ser aplicada nos cinemas. Esperamos (o que é um remédio! ).

Fonte: theverge